Alessandra Affortunati Martins

Podcast Projeto Babel
O Projeto Babel busca resgatar a fragilidade da linguagem para construir reflexões pelos diálogos. Os temas são aqueles que aparecem fechados em si mesmos, ainda que frequentemente usados. O esforço de traduzir etiquetas, identidades, juízos ou xingamentos para adentrar a faceta estrangeira das línguas usadas na atualidade é o norte de cada conversa estalecida nos encontros do podcast.
OUÇA AGORA

Ep. 3 – A questão esquerdomacho nos desafios da democracia com Vladimir Safatle
Quais impasses o esquerdomacho produz quando pensamos em ampliar os espaços democráticos?
A partir de seu livro recém-publicado “A esquerda que não teme dizer seu nome”, Safatle tensiona o lugar do esquerdomacho em diálogo com temas como proletariado, revolução, capitalismo em crise e os limites da perspectiva interseccional.
Ep. 2 – O lugar fálico do esquerdomacho
Quem é o esquerdomacho?
Para responder à provocação, Tania Rivera resgata sua invenção sagaz da palavra homenino — um conceito que ajuda a dissecar a posição subjetiva e o lugar de enunciação que se pretende fora do mundo, como se pudesse emitir críticas a partir de uma suposta verdade neutra.
Em seu diagnóstico da estrutura em que se encontra o homenino, Tania aponta que talvez o problema central sejam os ideais que se mantêm acima das construções situadas e coletivamente pensadas.


No primeiro episódio do Projeto Babel, converso com Ana Minozzo sobre o tema: Esquerdomacho e o pós-humano. Uma conversa que não pretende concluir, mas abrir múltiplas perspectivas.
Ana Minozzo é psicanalista e pesquisadora em Londres, Reino Unido. Doutora e Mestre em Psychosocial Studies, pela Universidade de Londres, Birkbeck, e membro do The Site for Contemporary Psychoanalysis e colaboradora do Psychosis Therapy Project. Atualmente integra o projeto de pesquisa FREEPSY, na University of Essex como pós-doutoranda. Sua pesquisa cruza os campos das Humanidades Médicas, práticas Feministas, Filosofia e Psicanálise. Seu livro ‘Anxiety as Vibration: A Psychosocial Cartography’ foi publicado pela Palgrave em 2024.